quinta-feira, 16 de agosto de 2012

POR UM VIDA SEM BULLYING

Dizer que Bullying sempre existiu e que ninguém morreu por causa disso é o mesmo que fechar os olhos e deixar as coisas acontecerem diante do seu nariz. Podemos fazer alguma coisa sim, começando por denunciar nosso algoz ou até mesmo no caso de ser apenas um  expectador do ato, tomar um posicionamento contra isso. Enquanto você lê esse artigo milhares de garotos e garotas em todas a partes do Brasil e do mundo estão sendo vítimas de brincadeirinhas de mau gosto.
O que faz do Bullying um negócio extremamente covarde é que ele surge do nada. Na maioria das vezes o agressor não está reagindo a algo que a pessoa fez, ele ataca gratuitamente, por prazer em ver o colega sofrer.

O primeiro passo a reagir aos ataques de quem anda praticando Bullying com você é parar de olhar para ele com tanto medo e respeito.


  • Como você enxerga seu agressor: Ela (ou ele) é popular e conta om o apoio da galera.
       Como ele é de verdade: Esta pessoa construiu sua popularidade na base da intimidação. "Na real", alguns a apoiam por puro medo de serem as próximas vítimas. Mas carinho que é bom, ela nem sabe o que é. Tá sempre rodeada e gente, mas amigos, de fato, ela não tem.

  • Como você enxerga seu agressor: Ela (ou ele) se sente muito superior a você e por isso faz questão de fazer piadinhas a seu respeito.
      Como ele é de verdade: Pode ser que o agressor queira atingi-la justamente porque você é boa em algo que ele não domina, alguma falha que ele tem e que deseja muito esconder dos outros. Muitas vezes o agressor coloca no outro a culpa do seu fracasso. Por exemplo, se ele nunca consegue tirar boas notas e se sente mal por isso, em vez de trabalhar para melhorar, ele desvia o foco e começa a ridicularizar aquela pessoa que vai superbem na matéria.


Se você se sofre Bullying mande seu comentário para nós.
Agora se você pratica Bullying, tá na hora de procurar ajuda de um psicólogo.
Na próxima matéria falaremos mais sobre alguns tipos de algozes.

Um comentário: