Chega de mensagens maldosas na internet! Diga não aos xingamentos online!
Fazer comentários maldosos, dizer que alguém é estranho(a), feio(a), gordo(a), magricelo(a) fazer montagens com as fotos alheias, espalhar mentiras ou segredos de outra pessoa por e-mail: tudo isso é conhecido como bullying virtual, ou seja, cyberbullying ou online bullying.
Nós, do Colégio Monte Sinai, não apoiamos isto e acreditamos que vocês também não acham isto nada legal! O bullying virtual é uma atitude criminosa que pode prejudicar de verdade a vida de quem vira alvo dela.
DIGA NÃO AO CYBERBULLYING!
Entre nesta Campanha mandando sua opinião sobre este assunto!
e-mail: bibliotecanelsonfavaris@hotmail.com
e-mail: bibliotecanelsonfavaris@hotmail.com
Em nosso jornal agora haverá uma coluna falando sobre esse assunto.
Neste post vamos indicar um filme extremamente bem produzido pelo canal ABC Family, o filme Cyberbullying. De modo didático o filme mostra o descontrole em relação ao uso da internet pelas crianças e jovens, o despreparo de pais e educadores em lidar com com situações adversas produzidas no mundo virtual e principalmente as consequências que o cyberbullying pode provocar.
O filme mostra todo sofrimento que Taylor Hillridge (Emily Osment) sofre ao ter seu perfil invadido por mensagens de calúnia e difamação. É interessante vermos que o cyberbullying encoraja até mesmo o aluno mais covarde da escola a praticar o bullying. O bullying virtual é como um combustível que em pouco tempo tem o poder de destruir a imagem de uma pessoa. Em poucas horas toda comunidade escolar está envolvida na violência.
Um dos pontos interessantes do filme é mostrar que nos EUA existem leis específicas em relação ao cyberbullying em alguns estados e que a sociedade deve lutar por estas leis. O aparato legal nos dá força neste combate. Outro ponto de suma importância mostrado são os grupos de apoio as vítimas do bullying, local onde são recebidos e possuem um espaço para reconstruírem suas identidades.
Indicado para pais, alunos e educadores, e ideal para ser trabalhado do 8º ano ao Ensino Médio, não deixe de conferir. No Youtube encontramos disponível o filme Cyberbullying dividido em duas partes com legendas:
Não deixe de conferir! Vamos juntos em busca de uma educação ética, humana e responsável que acredita no potencial da diversidade e respeita as pessoas pelo o que elas são!
Fontes de consulta: Blog do Educador e YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário